banners programacao_agosto 2.png

A Flup Pensa de 2020 é dedicada à obra de Carolina Maria de Jesus, em particular a Quarto de despejo, cujo lançamento completa 60 anos no mês de agosto. Esta é a quarta vez que homenageamos um autor não apenas estudando e divulgando sua obra, mas tentando atualizá-la. Já fizemos o mesmo com as letras de Bezerra da Silva, Martinho da Vila e Marcelo Yuka.

 

"Uma revolução chamada Carolina" é nossa primeira experiência on-line. Perdemos a força da troca presencial, dos encontros marcantes, das selfies que têm povoado nossas redes sociais. Ganhamos, no entanto, a possibilidade de reunir mulheres negras de todo o país ao longo de 14 encontros semanais com personalidades poderosas e inspiradoras, como Conceição Evaristo, Zezé Motta, Preta Rara e Erica Malunguinho. O primeiro encontro, no dia 12 de maio, reuniu Conceição Evaristo e Vera Eunice, a filha de Carolina Maria de Jesus tantas vezes citada em suas escrevivências.

Para o segundo semestre, decidimos realizar um novo ciclo homenageando Lélia Gonzalez, antecedendo a Festa Literária das Periferias de 2020. “Lélia Gonzalez, uma intelectual amefricana” propõe um diálogo com corpos vulneráveis - mulheres, indígenas, pessoas negras e LGBTQIA+. Frequentemente esses corpos se tornam alvos do que o pensador camaronês Achille Mbembe chamou de Necropolítica. Eles se tornaram ainda mais vulneráveis depois do Covid-19.

 

O ciclo acontecerá aos Sábados, às 19h, no nosso canal do YouTube e página do Facebook! Será um #EsquentaFlup antecedendo a Festa Literária das Periferias desse ano, que está com data marcada para o dia 29 de Outubro. Iniciamos o ciclo no dia 19 de setembro e seguiremos até o fim de semana da própria Flup. 

_

A Flup é apresentada pelo Ministério do Turismo, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Patrocínio do Atacadão e Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Globo por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS. Tem o apoio da Fundação Ford e do Instituto Ibirapitanga. Realização O Instituto, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Pátria Amada Brasil Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO

banners programacao_julho 2.png
banners programacao_junho 2.png
banners programacao_maio 2.png
banners programacao_out 2.png
banners programacao_set 2.png
BOX FLUP 2020_P.png

© 2020  FLUP-Festa Literária das Periferias