Projeto já formou cerca de 200 profissionais e recebeu mais de 600 inscrições somente neste ano; a programação oficial da FLUP ocorre entre 11 e 17 de novembro, no Circo Voador, Rio de Janeiro, com entrada gratuita
Rio de Janeiro, setembro de 2024 – A Festa Literária das Periferias (FLUP), que neste ano ocorre entre 11 e 17 de novembro no Circo Voador (RJ), anuncia hoje, em parceria com os Estúdios Globo, vinte roteiristas selecionados (lista abaixo), de diferentes locais do país, para o Laboratório de Narrativas Negras e Indígenas para Audiovisual (Lanani). Em sua 8ª edição, o projeto visa a formação de novos talentos para o mercado audiovisual brasileiro e atraiu mais de 600 roteiristas interessados em formatos narrativos e estruturas de roteiro audiovisual.
Em sete anos, o Lanani ajudou a formar mais de 200 roteiristas, muitos deles em atividade na própria Rede Globo. Os alunos selecionados neste ano também participarão de mentorias para produção de argumentos voltados ao audiovisual, seja filme, série ou novela. “O Laboratório está cada vez mais maduro e cumprindo seu papel de conferir oportunidades para novos talentos”, comenta Julio Ludemir, um dos idealizadores e curador da FLUP.
A Festa Literária das Periferias (FLUP) se consolida a cada ano como um espaço relevante no universo da literatura nacional e internacional. Além de ações paralelas como o Laboratório de Narrativas Negras e Indígenas para Audiovisual, a FLUP apresenta escritores, artistas e personalidades interessados no debate de temas indispensáveis para a sociedade, em especial em contextos relacionados às periferias.
Neste ano, a FLUP homenageia escritora e ativista Beatriz Nascimento e cerca de 90% da programação será composta por mulheres negras, atuantes em diversos campos da cultura, academia e política. O público feminino também deve predominar na plateia. Geralmente responde por 60% do total. A programação de 2024 contará com mais de 50 atrações, convidados de diversos países, debates, shows, saraus, batalha de slam e outras intervenções artístico-culturais.
Jovens de 18 a 24 anos são os que mais frequentam a FLUP, seguidos por pessoas entre 30 e 39 anos. A maioria dos visitantes se declara negra, 46%, seguida por brancos, 28%. No quesito escolaridade, 76% possuem formação no ensino superior. Esses dados são fruto de pesquisas encomendadas pela própria equipe da FLUP.
CONFIRA OS SELECIONADOS 2024
Laboratório de Narrativas Negras e Indígenas para Audiovisual (Lanani).
1-Amanda Gabriela Lisaldo Nunes
2-Amanda Nascimento Brito
3-Amarildo Felix
4- Antonio Victor Simas Santos de Santana
5-Bruna Maiara Genezio Aguiar
6-Danielle Valentim
7-Eli Nunes
8-Eudes Luis de Luna Veloso
9- Flavio Gusmão
10-Glycya Makuxi
11-Guilherme Moreira Jardim
12- Juliano Pires Santiago
13-Lola Silva
14-Luiz Guilherme Assis
15- Maiara Astarte
16-Mamirawá
17-Naya Oliveira
18-Silvio Diogo Costa de Andrade
19-Thiago PHZ
20-Wendril Kalloan
Sobre a FLUP
A Festa Literária das Periferias - FLUP tem como missão propor outras experiências literárias, por isso atua em territórios periféricos abrindo caminhos para que livros, ideias e experiências antes à margem cheguem mais longe. Em 12 anos atuando no Rio de Janeiro, a FLUP já passou pelo Morro dos Prazeres, Vigário Geral, Mangueira, Babilônia, Vidigal, Cidade de Deus, Maré, Biblioteca Parque, Museu de Arte do Rio - MAR e Providência, promovendo encontros entre grandes personalidades da literatura, tanto nacionais quanto internacionais. A FLUP recebeu prêmios e reconhecimento, entre eles, o Faz diferença de 2012, o Awards Excellence de 2016 e o Retratos da Leitura de 2016, respectivamente outorgados pelo jornal O Globo, a London Book Fair e o Instituto Pró-Livro. Em 2020, foi vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. Em 2023, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro declarou a FLUP patrimônio cultural imaterial. A FLUP é um festival feito por equipes de produção majoritariamente negras e com mulheres em cargos de liderança.
Sobre a Shell
Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
SERVIÇO FLUP 2024
O que: Festa Literária das Periferias – FLUP.
Quando: entre 11 e 17 de novembro.
Horários: 13h às 22h30.
Entrada: gratuita.
Local: Circo Voador.
Endereço: Rua dos Arcos, s/n, Lapa – RJ
A programação inicia com debates e termina com apresentações musicais imperdíveis.
Informações para a imprensa:
Agência Galo | flup@agenciagalo.com
Press releases, fotos e outros materiais de apoio à imprensa: www.agenciagalo.com/flup
Siga @fluprj no Instagram
Comments