top of page

FLUP LANÇA HOJE EDITAL PARA PUBLICAÇÃO DE LIVRO INFANTIL

  • Foto do escritor: Flup Festa Literária
    Flup Festa Literária
  • 24 de abr.
  • 3 min de leitura

A iniciativa é voltada para autora negra e um (a/e) ilustrador(a/e) negro(a/e) da periferia do Brasil; as inscrições são gratuitas e seguem até 8 de junho;


O propósito é descobrir novos talentos da literatura e fortalecer a criação de narrativas para crianças, que promovam a inclusão desde a primeira infância

Rio de Janeiro, 23 de abril de 2025 - A Flup (Festa Literária das Periferias), em parceria com a Editora Voo, lança hoje o edital Bota Fé na Leitura: vooinho de narrativas negras na Flup, que premiará uma nova autora negra e um (a/e) ilustrador(a/e) negro(a/e), da periferia do Brasil, com a publicação de um livro infantil. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 8 de junho. Confira aqui o formulário.


Além da publicação do livro, o edital prevê acompanhamento da Editora Voo e da equipe de Processos Formativos Flup, responsáveis pelo desenvolvimento editorial da história premiada. Os escolhidos também receberão 25 exemplares da primeira tiragem da obra para divulgação. 


O edital representa um passo significativo no fortalecimento da representatividade literária e na criação de narrativas para crianças, que valorizem a diversidade e promovam a inclusão desde a primeira infância, assim como incentivam novos talentos da literatura infantil. Para os autores e ilustradores é uma oportunidade de ingressar no concorrido mercado editorial.


“A Voo acredita no poder das histórias: de transformar quem lê, de despertar quem escreve, de mudar o mundo, uma página por vez. Então, promover este edital em parceria com a FLUP é mais uma manifestação do nosso propósito e do nosso compromisso com a justiça social”, afirma Claudia Kubrusly, sócia-fundadora da Editora Voo e do selo infantil Vooinho. 


DIA DA CRIATIVIDADE


O lançamento do edital ocorre durante o World Creativity Day 2025, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ). A Flup participa do evento em duas mesas de debate:


  • Mora na Filosofia – o samba é um livro aberto: a atividade faz parte do processo formativo "Mora na Filosofia" da Flup 2025, que culminará na publicação de um livro inspirado nos mais belos poemas do samba. 


  • Bota Fé na Leitura – Abrindo caminhos para a publicação:  serão discutidos os desafios enfrentados por autores negros no mercado editorial, com foco na criação de histórias que valorizem a identidade e a imaginação das novas gerações.


Serviço:

O que: Flup no World Creativity Day 2025 

Quando: 23 de abril de 2025

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBBRJ)


Sobre a Flup – A Festa Literária das Periferias-Flup tem como missão propor outras experiências literárias; por isso, atua em territórios periféricos, abrindo caminhos para que livros, ideias e experiências antes à margem cheguem mais longe. Em 13 anos atuando no Rio de Janeiro, a Flup já passou pelo Morro dos Prazeres, Vigário Geral, Mangueira, Babilônia, Vidigal, Cidade de Deus, Maré, Biblioteca Parque, Museu de Arte do Rio - MAR, Providência e Circo Voador (Lapa), promovendo encontros entre grandes personalidades da literatura, tanto nacionais quanto internacionais. A Flup recebeu prêmios e reconhecimento, entre eles o Faz diferença de 2012 e o Retratos da Leitura de 2016, respectivamente outorgados pelo jornal O Globo, a London Book Fair e o Instituto Pró-Livro. Em 2020, foi vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. Em 2023, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro declarou a Flup patrimônio cultural imaterial. A Flup é um festival feito por equipes de produção majoritariamente negras e com mulheres em cargos de liderança. 


Sobre a Editora Voo – Fundada e gerida por mulheres, a Voo é uma editora independente que publica conteúdos de impacto para inspirar e habilitar seus leitores a fazer a diferença. Seu propósito é despertar a consciência por um mundo que funcione melhor para todos. Todas as suas publicações oferecem uma contrapartida social e a editora assume como compromisso uma atuação voltada ao bem-estar socioambiental de todos os envolvidos no negócio. Desde 2018, a Voo é certificada como Empresa B.


Assessoria de imprensa da Flup

Agência Galo



 
 
 

1 Comment


sodinesodine
Apr 25

Não entendi uma coisa: a iniciativa é publicar um livro escrito e ilustrado por negros periféricos através de uma editora de brancos classe média alta? É isso? Então quem vai validar a literatura infantil negra periférica são os brancos da editora Voo? E quem vai pagar por isso? Porque a Flup é feita com Lei Rouanet.

Like
marcas_19maio.png
bottom of page