top of page

FLUP PARTICIPA DO WORLD CREATIVITY DAY E LANÇA EDITAL LITERÁRIO

  • Foto do escritor: Flup Festa Literária
    Flup Festa Literária
  • 17 de abr.
  • 4 min de leitura

Atualizado: há 1 dia

A Flup celebra o Dia de São Jorge — símbolo de fé, coragem e resistência — exaltando a potência da literatura negra. As escritoras Verônica Bonfim, Vanessa Pereira e Simone Mota, junto ao autor Estevão Ribeiro, participam de mesas que abordam temas como samba, a infância e a representatividade. Na mesma ocasião, será lançado o edital Bota Fé na Leitura, uma parceria entre a Flup e a Editora Voo, que vai premiar uma escritora negra e uma artista da ilustração com a publicação de um livro infantil inédito.



Rio de Janeiro, abril de 2025 – A Flup (Festa Literária das Periferias) estará presente no World Creativity Day 2025, evento global que acontece de 21 a 23 de abril no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ). A presença reforça o compromisso com a promoção da cultura periférica e da literatura negra, destacando a potência transformadora das narrativas diversas.


A edição de 2024 da Flup, realizada no Circo Voador, consolidou o festival como um espaço transformador e essencial no calendário global da literatura, reunindo mais de 34 mil participantes em uma programação intensa que celebrou grandes autoras e pensadoras negras, como Conceição Evaristo, Bernardine Evaristo, Sueli Carneiro, Jurema Werneck, Neon Cunha e Nilma Bentes. 


No feriado de 23 de abril, quando é celebrado São Jorge, o santo guerreiro e símbolo de fé e resistência, a Flup aceita o convite do World Creativity Day e promove mesas que destacam temas fundamentais para a cultura negra e periférica, desde a valorização do samba, expressão máxima da poesia, da criatividade e da identidade carioca e brasileira, até os caminhos para a publicação de novos autores.


Nesta data especial, acontece a mesa "Mora na Filosofia: o samba é um livro aberto", destacando o samba como uma forma de filosofia, literatura e pensamento crítico. 


  • Mesa Mora na Filosofia – o samba é um livro aberto: a atividade faz parte do processo formativo "Mora na Filosofia" da Flup 2025, que culminará na publicação de um livro inspirado nos mais belos poemas do samba.A mesa terá a participação de Vanessa Pereira, poeta, sambista, produtora cultural e curadora do projeto Mora na Filosofia, que irá dialogar com Evandro Luiz da Conceição, jornalista, escritor, roteirista e pesquisador do samba. A mediação ficará a cargo de Brendow Gabriel, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com foco em samba, cultura de rua e filosofia popular brasileira.


  • Mesa Bota Fé na Leitura – Abrindo caminhos para a publicação:  nesta segunda mesa serão discutidos os desafios enfrentados por autores negros no mercado editorial, com foco na criação de histórias que valorizem a identidade e a imaginação das novas gerações.A conversa terá a participação de Verônica Bonfim, cantora, compositora, atriz, dramaturga e escritora de livros infantis premiados, ao lado de Estevão Ribeiro, escritor, roteirista e autor de mais de 20 livros, incluindo histórias em quadrinhos e literatura infantil. A mediação será feita por Simone Mota, escritora, roteirista e curadora da programação infantil da Flup 2025, que também colabora com produções audiovisuais e literárias.


Neste ano, a festa acontece quando o Rio de Janeiro é escolhido como a Capital Mundial do Livro, sendo a primeira cidade de língua portuguesa a receber este título da UNESCO. O reconhecimento é uma oportunidade para destacar a importância da literatura periférica e reforçar o papel do Rio de Janeiro como um espaço de diversidade literária.


Edital Bota Fé na Leitura vai premiar escritora negra com publicação de livro infantil


Durante o evento, será lançado o edital Bota Fé na Leitura, que premiará uma escritora negra e artista de ilustração com a publicação de um livro infantil, em parceria com a Editora Voo. O edital representa um passo significativo no fortalecimento da representatividade literária e na criação de narrativas para crianças, que valorizem a diversidade e promovam a inclusão desde a primeira infância. “A Voo acredita no poder das histórias: de transformar quem lê, de despertar quem escreve, de mudar o mundo, uma página por vez. Então, promover este edital em parceria com a FLUP é mais uma manifestação do nosso propósito e do nosso compromisso com a justiça social”, afirma Claudia Kubrusly, sócia-fundadora da Editora Voo e do selo infantil Vooinho. 


A participação da Flup no World Creativity Day destaca a importância de se pensar a literatura como ferramenta de inovação social e cultural. “Trazer nossas mesas para um evento dessa magnitude reforça a missão da Flup de democratizar o acesso à leitura e fortalecer vozes periféricas”, afirma Julio Ludemir, idealizador da Flup e curador geral do festival.


Serviço:

O que: Flup no World Creativity Day 2025 

Quando: 23 de abril de 2025Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBBRJ)

Link para inscrições: https://wcdrj2025.com.br/

Siga @fluprj no Instagram  


Sobre a Flup – A Festa Literária das Periferias-Flup tem como missão propor outras experiências literárias; por isso, atua em territórios periféricos, abrindo caminhos para que livros, ideias e experiências antes à margem cheguem mais longe. Em 13 anos atuando no Rio de Janeiro, a Flup já passou pelo Morro dos Prazeres, Vigário Geral, Mangueira, Babilônia, Vidigal, Cidade de Deus, Maré, Biblioteca Parque, Museu de Arte do Rio - MAR, Providência e Circo Voador (Lapa), promovendo encontros entre grandes personalidades da literatura, tanto nacionais quanto internacionais. A Flup recebeu prêmios e reconhecimento, entre eles o Faz diferença de 2012 e o Retratos da Leitura de 2016, respectivamente outorgados pelo jornal O Globo, a London Book Fair e o Instituto Pró-Livro. Em 2020, foi vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. Em 2023, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro declarou a Flup patrimônio cultural imaterial. A Flup é um festival feito por equipes de produção majoritariamente negras e com mulheres em cargos de liderança. 


Sobre a Editora Voo – Fundada e gerida por mulheres, a Voo é uma editora independente que publica conteúdos de impacto para inspirar e habilitar seus leitores a fazer a diferença. Seu propósito é despertar a consciência por um mundo que funcione melhor para todos. Todas as suas publicações oferecem uma contrapartida social e a editora assume como compromisso uma atuação voltada ao bem-estar socioambiental de todos os envolvidos no negócio. Desde 2018, a Voo é certificada como Empresa B.


Assessoria de imprensa da Flup

Agência Galo

 
 
 

Comments


MARCAS RODAPE_01nov.png
bottom of page