top of page

Um ano de saudade, nossa homenagem a Ecio Salles

Atualizado: 20 de jul. de 2020


“Um ano de saudade” é a nossa série de Julho, marcando um ano em que Ecio Salles nos deixou. Durante esse tempo, vocês puderam acompanhar grandes nomes da cena cultural brasileira falando sobre a importância de Ecio em suas vidas. Coroando esta grande homenagem, convocamos Claudiney Ferreira, Heloísa Buarque de Hollanda e Ierê Ferreira para uma conversa sobre a potência que era Ecio Salles. Para a Flup, para todos nós, e principalmente, para a periferia.


Claudiney Ferreira é gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural, onde Ecio passou nove anos de sua vida realizando consultorias. A amizade dos dois vem de uma entrevista em que Ecio concedeu a Claudiney em 2005, para o programa “Jogo de Ideias” do Itaú Cultural, no Vidigal. Desde então, Claudiney conectou Ecio Salles a vários projetos culturais pelo Brasil.


Heloísa Buarque de Hollanda é escritora, editora, crítica literária e uma das pensadoras mais instigantes da atualidade, principalmente quando o tema é periferia e feminismo. É a criadora da Universidade das Quebradas e possui uma vasta produção literária. Foi responsável pelo reencontro de Ecio com a Universidade, onde acabou voltando para tornar-se Mestre e Doutor, e acabou virando sua grande mãe intelectual. Com Heloísa, construiu o projeto “Tramas Urbanas”, publicando uma turma potente da periferia.


Já Ierê Ferreira cresceu junto ao Ecio no Complexo do Alemão. Os dois são amigos de uma vida inteira. Enquanto Ierê tornava-se o grande fotógrafo que é hoje, Ecio corria junto com ele para levar a Favela ao seu devido lugar de destaque.


Os três amigos, em diferentes esferas, modificaram a vida de Ecio Salles de alguma forma, ao mesmo passo em que Ecio mudou a vida deles. Essa troca de experiências será transmitida ao vivo, uma hora antes de nosso painel “Quando crescer, quero ser Carolina Maria de Jesus”, na próxima terça-feira. Assim como Carolina, Ecio Salles acreditava no poder de transformação da leitura. Os livros também mudaram a sua vida.


“Um ano de saudade”, com Claudiney Ferreira, Heloísa Buarque de Hollanda e Ierê Ferreira: dia 21 de Julho, às 18h, no Facebook e YouTube da Flup.

16 visualizações0 comentário
bottom of page